Logitech tem trabalhado duro no Chaos Spectrum G900 ao longo dos últimos anos, e hoje os seus esforços veem a luz do dia. Confira nossa análise e tudo sobre o mouse gamer!
Logitech tem vindo a trabalhar neste dispositivo durante vários anos, e os esforços da empresa parecem ter valido a pena.
Com o Chaos Spectrum G900, o objetivo principal da Logitech foi a construção de um mouse que supera todos os outros mouses, incluindo os seus concorrentes com fio, e resolve os problemas normalmente associados com mouses sem fio.
Claro, mouses sem fio têm um estigma especial: Eles são geralmente mais pesados do que suas contrapartes com fio por causa da bateria interna necessária, e eles às vezes tem um sensor menor, porque os melhores gastam muita bateria. Além disso, eles podem ter problemas de conexão devido a interferência sem fio. Além disso, às vezes você tem que mudar as pilhas.
Produto | Logitech G900 Chaos Spectrum |
---|---|
Preços | US $ 149,99 USD, € 179 |
Sensor | Pixart PMW3366 |
Resolução | 200 DPI - 12.000 DPI |
Ambidestro | Sim, customizável |
Conexão de dados | 2,4 GHz sem fios, 125, 250, 500, ou 1000 Hz |
Botões programáveis | 7-11 (personalizável) |
Comuta | Omron |
Iluminação | 2 zonas de iluminação, efeitos respiratórios e ciclicos com RGB. |
Peso | 107 gramas |
dimensões | 130 mm x 67 mm x 40 mm (L x W x D) |
Programas | Logitech Gaming Software |
Garantia | Limitada de 2 anos |
Botões e design
Alguns botões no Chaos Spectrum G900 são normais - como os botões esquerdo, direito e de navegação. O feedback dos usuários indicou que as pessoas amam a sensação do botão esquerdo do mouse sendo clicado, então a iniciativa mecânica apresentada anteriormente, está de volta no G900 .
Considerando que os botões esquerdo e direito de muitos mouses são meramente uma extensão do corpo do mouse, com o plástico em si atuando como uma dobradiça, os botões do G900 têm a sua própria dobradiça mecânica.
No entanto, o design apresenta um problema em potencial. Um botão de livre flutuação pode sacudir, então Logitech incorporou uma mola pré-carga por trás da dobradiça para "empurrar" a área do clique abaixo sobre o interruptor Omron.
Assim, o clique que você sente é o clique do interruptor Omron - você não está tentando dobrar o corpo de plástico do mouse para ativar um clique. O resultado final, subjetivamente, é realmente gratificante. Em comparação com o G302 (e G303, que compartilham o mesmo design), eu diria que o clique do G900 é ainda melhor - é ainda mais distinto e um pouco mais pesado.
Fora da caixa, o G900 vem configurado como um mouse para a mão direita / Navegação Para trás para a frente, à esquerda, mas você pode mudar isso. Cada lado tem dois interruptores com ímãs ao lado deles, e você pode anexar duas peças de plástico para transformá-los em botões reais, ou cobri-los com um pedaço diferente de plástico. Como tal, você não pode ter botões de navegação em tudo, ambos os botões de navegação de ambos os lados, ou a / configuração canhoto direita. Os botões juntam ao corpo do mouse com ímãs, então trocar é fácil.
Parte do objetivo da Logitech foi diminuir o peso do G900 o quanto possível para compensar o peso da bateria, de modo que a equipe removeu o quanto era permitido. Como resultado, a roda de rolagem não é sólido. Logitech também usou o recurso de roda hiper-rápida de rolagem de modo duplo que permite que o usuário defina a roda em um modo livre clicando em um botão logo abaixo dela
Os comutadores de DPI são padrão: Um abaixa a DPI e os outros aumentam, e são ambos programáveis.
A aparência do G900 segue claramente os passos de outros produtos recentes de jogos da Logitech G, embora este pareça ser um pouco mais suave. Ele ainda tem a vibe "nave espacial", mas não é tão chamativo como no G502.
Considerando que a Logitech quer reduzir a perda de vida útil da bateria com o G900, foi talvez uma decisão estranha incorporar iluminação RGB. No entanto, existem duas zonas de iluminação. Uma deles é o logotipo "G" no apoio de mãos, e a outra é o indicador de DPI. O indicador tem três LEDs individuais para mostrar as fases de DPI, mas operam como uma zona no software.
Vida útil da bateria e mecanismo
Para o G900, Logitech encontrou-se em um dilema. É utilizado o sensor de Pixart PMW3366, mas também queriam que o mouse fosse sem fio. Sensores de alto desempenho como este também tendem a ter demandas de energia mais elevadas, o que causa uma questão da vida da bateria em mouses sem fios. No entanto, a Logitech disse que seus engenheiros foram capazes de resolver parcialmente este problema por meio do ajuste do clock do sensor.
Logitech explicou assim:
Ajuste do clock é uma característica do PMW3366 que lhe permite sincronizar velocidade com o relógio interno do microprocessador principal do mouse cada vez que o mouse liga. Isso permite tolerâncias de temporização a serem otimizadas, assegurando que cada mouse tem as mesmas características de rastreio fora da caixa e que eles não alteram ao longo do tempo. Além disso, o clock mais preciso garante que o consumo de energia possa ser mais estreitamente controlado, ajudando a prolongar a vida útil da bateria em mouses sem fio, como o G900.
Logitech afirmou que a bateria do G900 vai durar cerca de 24 horas com uma carga completa com a iluminação ativada, ou 32 horas com a iluminação desativada. Note-se que o tempo de quadro assume uma utilização ativa; de acordo com a Logitech, se você está apenas usando o mouse para navegar na web casual, ele irá usar menos energia e, portanto, a bateria vai durar mais tempo.
No entanto, 24 ou 32 horas de uso não é muito. Por conseguinte, o mecanismo de cobrança precisa ser não-intrusivo - você não quer arriscar perder o mouse se a bateria se esgota no meio de um jogo. Para carregar o mouse, você simplesmente remove o receptor sem fio e conecta seu mouse. O mouse funciona no modo com fio durante o carregamento.
Um par de horas antes da bateria acabar, o Software Gaming Logitech vai dar-lhe uma notificação no canto superior direito da sua tela, o que é especialmente útil se você estiver no jogo. Felizmente, ligar o cabo de carregamento é tão rápido e fácil que você poderia fazê-lo durante o tempo de respawn em um jogo.
Logitech diz que uma bateria típica tem a duração de 1.000 ciclos de carga. Mesmo se você tem que carregar o mouse duas vezes por semana, irá demorar uma década para chegar a esses 1.000 ciclos. Você vai substituir o mouse muito antes de você acabar a bateria (que, aliás, estão cobertos pela garantia de dois anos).
Latência
Há um estigma que os mouses sem fio são lentos, sofrem de lag e têm conexões não confiáveis. A Logitech mostrou um punhado de testes, incluindo a precisão de rastreamento e velocidade máxima, mas os que achei mais interessantes foram os testes de latência.
Logitech testou a latência de ambos o cursor e o clique. Como testado, foi de cerca de 4ms. A latência real que o hardware pode conseguir pode ser ainda menor, mas devido à taxa de sondagem 1000 Hz, que vai ser sempre apresentado em milissegundos inteiros em vez de frações de milissegundos. Contra a concorrência com e sem fio que a Logitech teve, esse resultado foi muito mais rápido.
Toda vez que uma empresa mostra-nos testes que resultam em seu produto para derrotar a competição, com certeza é cético. Nós não fomos capazes de replicar esses testes por conta própria, então não temos maneira de confirmar ou refutar os resultados.
Conforto
Minha primeira impressão quando se tira o G900 fora da caixa é que é muito leve, tanto que eu pensei que ainda tinha que instalar a bateria.
O G900 é bastante grande, então é ótimo para descansar a mão. No entanto, um problema que, devido à forma ambidestro simétrica, pode incomodar algumas pessoas acostumadas com mouses apenas destros
Isso não quer dizer que o mouse estava desconfortável; muito pelo contrário, mesmo ao lado de mouses destros, ainda é um dos mais confortáveis que já usei, mas não é perfeito.
Logitech Gaming Software
Além de adicionar suporte para o G900, o Software Gaming Logitech não mudou, e isso é uma coisa boa. O software é bem polido, funciona livre de bugs e falhas, e é surpreendentemente fácil de usar.
O software tem dois modos principais. No modo de memória on-board, o software utiliza os perfis que você criou (e que são armazenados na memória), enquanto que o modo de Detecção Automática de Jogo usa mapeamentos predefinidos e configurações (que são ajustáveis). O modo de Detecção Automático de Jogo divide a macro no menu de configurações e ponteiro em duas telas.
Nas configurações do ponteiro e menus de macro, você pode selecionar como configurar os botões de navegação. Você pode programar os botões para fazer as tarefas não-padrões, incluindo macros, e você pode ajustar as configurações de DPI. Você pode ajustar as configurações de DPI em níveis que variam de 1 a 5, e cada um é ajustável em incrementos de 50 DPI, variando de tão baixo quanto 200 até 12.000 DPI. Você também pode ajustar a taxa de sondagem a 125, 250, 500 ou 1.000 Hz. Em qualquer mouse com fio tal opção é bastante inútil, mas reduz o consumo de energia no G900 sem fio.
Embora o logotipo G e o indicador de DPI possa ser controlad separadamente, na medida em que isto é possível, é limitado. Você pode optar para uma cor estática, a respiração de uma cor, ou ciclos de cores, mas não é possível definir as duas zonas para acender em cores diferentes uma da outra. Você pode ativar ou desativar as duas zonas de iluminação, mas o indicador de DPI já está parcialmente desativado no que se acende apenas quando você altera a configuração de PPP. Você pode optar por acender permanentemente o indicador de DPI, embora sem jeito, a Logitech tem colocado essa opção em um menu de configurações diferentes da seção de iluminação global. No modo de detecção automática do jogo, há uma opção adicional para efeitos de iluminação por jogo. O mouse, sem dúvida, é uma bela demonstração de como a Logitech acertou em cheio com a nova linha G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário