O portátil de jogos mais extremo do mundo
Em 2006, a ASUS fundou a sua Republic of Gamers (ROG). Era para ser uma sub-marca criada com o propósito expresso de entrega de hardware de jogos de ponta para os jogadores. E agora, quase 10 anos depois, o ROG proporcionou o que é possivelmente a sua peça mais ultrajante de hardware de jogos ainda.
Anunciado no início deste ano em Berlim na IFA 2015 , este é o notebook para jogos ROG GX700. É um notebook para jogos de 17 polegadas que apresenta o mais recente processador Skylake e uma GeForce GTX 980 GPU com 8GB de framebuffer. Isso não foi um erro de digitação, o ROG GX700 é na verdade um dos poucos notebooks para jogos executando um desktop-class GeForce GTX 980 GPU . Mas mais do que isso, a cereja do bolo é sua doca de refrigeração a líquido. Sim, o ROG GX700 é o primeiro notebook com refrigeração líquida do mundo.
Por que o líquido de refrigeração? Bem, é para desbloquear mais desempenho. Primeiro de tudo, o GPU GeForce GTX 980 dentro da ROG GX700 suporta a tecnologia GPU Boost da NVIDIA , que tem requisitos de temperatura e de potência em conta e ajusta dinamicamente as velocidades de clock da GPU. Uma temperatura de operação mais baixa significa que velocidades de clock mais elevadas podem ser alcançadas, por sua vez, traduz-se em mais o desempenho. Em segundo lugar, o processador Skylake encontrado dentro do ROG GX700 não é qualquer processador comum. É, de fato, o Core i7-6820HK (2.7GHz, 8MB de cache L3), que passa a ser também a primeira CPU móvel overclockable da Intel . Ao todo, a ASUS diz que quando o ROG GX700 está encaixado, o usuário médio será capaz de desfrutar de até 20% de aumento no desempenho. Na prática, verificou-se que a pretensão é precisa. Uma corrida rápida no 3DMark mostrou que a ASUS GX 700 (retirada) conseguiu uma pontuação de 9310 no Fire Strike. Mas quando nós colocamos a doca de resfriamento, conseguiu um aumento de 21% no desempenho, dando-lhe uma pontuação de 11338.
Enquanto o sistema de refrigeração a líquido fornece um impulso substancial para o desempenho, há alguns pontos negativos. Por um lado, a doca é pesada e imensa, e ocupa bastante espaço. Com o notebook ancorado no lugar, o ROG GX700 ocupa muito mais espaço do que um notebook típico de 17 polegadas. Além disso, os coolers individuais da doca de refrigeração a líquido fazem muito barulho, especialmente quando o notebook está sob cargas pesadas, e pode ser uma distração.
O encaixe da ROG GX700 também é uma tarefa muito simples, embora vale a pena mencionar neste ponto que o dock é realmente pesado. Basta alinhar o notebook para os pinos de alinhamento na doca, empurrar para baixo a alavanca de bloqueio para fixar o notebook no lugar e está feito. Conforme você empurra para baixo a trava, os tubos de refrigeração a líquido são estendidos a partir do cais para atender as entradas correspondentes do notebook para formar um circuito fechado. Um sistema complexo que consiste de uma haste de pistão de duas vias e de O-rings que ajudam a garantir que a fuga mínima durante o encaixe e desencaixe. Sensores dentro da doca avisam os usuários se os níveis de líquido estão acabando, e uma porta no lado permite aos usuários facilmente encher o reservatório de líquido. O ASUS ROG GX700 é, definitivamente, o melhor notebook que existe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário